sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Opus III - A casa
Rui Rocha
Casa – É o lugar onde nos sentimos protegidos, onde nos construímos, onde nos estruturamos e evoluímos. A casa é o lugar onde nos sentimos bem. É o lugar onde aprendemos, criamos e partilhamos as nossas experiências mais pessoais, na intimidade de um grupo de pessoas mais ou menos extenso, que de alguma forma nos é familiar.
O lugar definido como casa não é definitivamente físico, é sobretudo espiritual, ele reflecte as necessidades emocionais, os nossos estados de alma e a forma como nos resguardamos nela.
A casa enquanto espaço físico reflecte apenas uma exteriorização mais ou menos conseguida, mais ou menos aproximada daquilo que idealizamos como estrutura, personalizada e reconfortante que satisfaça as nossas necessidades emocionais.
É curioso como nos podemos sentir em casa em diferentes espaços físicos. Estar em casa é algo de reconfortante, tranquilizador e aprazível. Quando desejamos a alguém que se sinta em casa, estamos a pedir a essa pessoa que redefina e readapte a sua noção de casa a um espaço físico alheio. Portanto, estar em casa não é a mesma coisa de que se sentir em casa. Logo a casa é algo mais que apenas um lugar encantado, é o nosso encanto adaptado a um determinado lugar num determinado momento...
A nossa casa é algo que vive dentro de nós...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Gosto deste blog, porque a arte é comunicação, e as vezes fala sem ser pedido...
Ola achei curioso achar o blogue do professor quintanilha,foi sua aluna ha mts anos e curiosamente tb falei de si numa entrevista ke tive aki no RCA nos açores sobre pintura ,pois lembro-me de ver algumas telas suas na escola vitorino N.ainda me lembro mt bem de 2 uma era como uma sombra de um homem toda azul e uma ke tinha tipo uma caveira de animal com um pingo longo de tinta vermelha ai axo ke foi o meu whake up call apaixonei me tanto por akilo ke decidi experimentar e hoje pinto por que vi algo ke gostei na exposiçao dos seus trabalhos ke ate hoje me dao inspiraçao.
obrigado
Enviar um comentário